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Umuarama Diesel

Código de Ética e Conduta - Umuarama Diesel#

A Umuarama Diesel se preocupa cada vez mais em desenvolver um Programa de Compliance efetivo, o qual garante o cumprimento das legislações voltadas à ética e moral dos negócios efetuados pela organização, como a lei Anticorrupção 12.846/2013.

O Código de Ética e Conduta da empresa é mais uma forma de garantir a legalidade, a ética e a responsabilidade nas nossas operações.

CANAL DE DENÚNCIA

Clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores: Caso queiram informar sobre uma conduta anti-ética ou criminosa que venha a ocorrer em nossas relações de negócios, favor denunciar para a responsável pelo Programa de Compliance - Beatriz - pelo e-mail starclass@sperandiosa.com.br ou pelo telefone (49) 3319-5828.

Na preferência pelo anonimato, no contato telefônico não será exigido nenhuma informação pessoal do denunciante, ou faça um e-mail falso (ex: denuncia@hotmail.com) e envie para starclass@sperandiosa.com.br.

Garantimos a mais minuciosa análise das acusações e a total confidencialidade das informações e dos envolvidos.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA - Umuarama Diesel

1. ABRANGÊNCIA 

2. OBJETIVOS 

3. PRINCÍPIOS BÁSICOS 

4. CONFLITO DE INTERESSES 

5. COMBATE À CORRUPÇÃO 

6. COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO 

7. RESPONSABILIDADE PELA OBSERVAÇÃO DE DIREITOS E RESPEITO MÚTUO

   7.1 Das sansões disciplinares 

8. AMBIENTE DE TRABALHO 

9. RELAÇÃO COM CLIENTES, FORNECEDORES E CONCORRENTES 

10. PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE 

11. RESPONSABILIDADE PELO CUMPRIMENTO 

1. ABRANGÊNCIA

Os princípios deste código aplicam-se a todos os colaboradores do concessionário Umuarama Diesel Ltda, inclusive temporários e prestadores de serviço. 

Ele norteará a conduta a ser obedecida no relacionamento com os nossos clientes, fornecedores e demais parceiros. 

O comprometimento com essas diretrizes é condição essencial para que todos os colaboradores estejam sintonizados no mesmo objetivo e representa, em primeiro lugar, a adesão e responsabilidade de todos na defesa dos interesses da empresa.

2. OBJETIVOS

Ser uma referência formal e institucional, para a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores da Umuarama Diesel, independente do cargo que ocupem, de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com o nosso publico de interesse: clientes, empregados, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço, concorrentes, sociedade e as comunidades.

3. PRINCÍPIOS BÁSICOS

Os princípios que norteiam o Código de Ética e Conduta da Umuarama Diesel estão diretamente vinculados aos nossos valores, missão e visão, assim como aos nossos objetivos.

Nossos princípios básicos são:
 Satisfação dos clientes.

 Compromisso com a qualidade dos serviços prestados.

 Valorização dos empregados.

 Comportamento ético.

 Proteção ao Meio Ambiente;

4. CONFLITO DE INTERESSES

É importante assegurar que os nossos empregados e parceiros de negócios, no decorrer do desempenho de suas atividades, não se envolvam em possíveis casos de conflito de interesses. 

Por essa razão é que todas as situações que possam ocasionar tais conflitos de interesse devem ser evitadas e, na sua ocorrência, informadas.

Obs.: Conflito de interesses pode ser entendido como situações que possam surgir quando considerações financeiras ou pessoais possam influenciar ou parecer influenciar o poder de julgamento dos empregados, quando se misturam interesses particulares e interesses do concessionário ou quando decisões de negócios são tomadas com base em interesses particulares. 

Este tópico visa proteger os interesses do concessionário e auxiliar os empregados a corresponderem a este elevado grau de confiança que a empresa deposita sua integridade.

5. COMBATE À CORRUPÇÃO

É entendido como "corrupção” o abuso de um poder conferido a alguém em prol de seu próprio benefício.

Em outras palavras, a corrupção significa:
          Oferecer/receber, prometer ou conceder qualquer tipo de vantagem (ex.: dinheiro,

          presentes, descontos, contribuições, empréstimos, honorários ou recompensas) para (ou

          de) qualquer pessoa (não somente autoridades ou funcionários públicos) como incentivo

          para agir desonestamente, de forma ilegal ou para quebrar a confiança na gestão de

          serviços ou nos negócios da empresa.

A Umuarama Diesel possui conhecimento da lei brasileira de anticorrupção 12.846/13 e a cumpre na íntegra. O objetivo da Umuarama Diesel é de gerir a empresa com base nos méritos da qualidade e valor competitivamente marcantes dos produtos e serviços. 

Os esforços são apoiados para não influenciar ou prejudicar a concorrência por meio de suborno, e se opor a qualquer forma de corrupção ou conduta que prejudique a iniciativa empresarial. Nenhum dos empregados ou parceiros deve usar seus interesses pessoais para obter vantagens ilícitas contra os interesses do concessionário. Em caso de suspeita de conduta inadequada, o empregado deve reportar o assunto para o conselho administrativo da empresa.

6. COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO

De acordo com o art. 1° da lei 9.613/98, lavagem de dinheiro é a ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal. Lavagem de dinheiro é considerado um crime em quase todos os países e o seu combate é considerado uma importante arma contra o crime organizado ou terrorismo.

O papel do concessionário é comunicar ao órgão COAF, por meio eletrônico, todos os casos em que o recebimento do pagamento pelo cliente seja acima de R$30.000,00 (trinta mil reais) em espécie (dinheiro) na venda de veículos.

7. RESPONSABILIDADE PELA OBSERVAÇÃO DE DIREITOS E RESPEITO MÚTUO

As atitudes individuais devem ser orientadas para o cumprimento dos objetivos organizacionais. Os empregados, fornecedores e prestadores de serviços devem pautar suas ações pelo respeito mútuo, pelo trabalho em equipe e pela transparência.

Não será permitido nenhum tipo de preconceito ou discriminação em função de etnia, de origem, de orientação sexual, convicção política ou religiosa ou, ainda, assédio de qualquer natureza, inclusive moral e sexual. É compromisso de todos zelarem pela conservação e uso correto do patrimônio do concessionário.

7.1 Das sansões disciplinares

Ocorrendo qualquer infração ao presente Código de Ética ensejará a aplicação de falta através de advertência disciplinar escrita, ciente de que a reincidência em atos iguais, similares, ou que de qualquer forma conflitem com as normas legais e da empresa, sujeitará o colaborador a penalidades mais graves, podendo, inclusive, ensejar a aplicação de uma das hipóteses previstas pelo artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

8. AMBIENTE DE TRABALHO

Os relacionamentos no ambiente de trabalho serão baseados na confiança e transparência, tendo como objetivo o desenvolvimento e a preservação da imagem e reputação do Concessionário. A Umuarama Diesel compromete-se a proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro aos seus empregados, buscando sempre a redução de riscos de acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.

A Umuarama Diesel condena o trabalho infantil e qualquer forma de trabalho forçado que reduza o homem a condição de escravidão ou equivalente.

9. RELAÇÃO COM CLIENTES, FORNECEDORES E CONCORRENTES

Nossos colaboradores devem buscar constantemente antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, através de produtos e serviços, trabalhando com alto nível de qualidade.

Nossa prática comercial e de concorrência no mercado é fundamentada na lealdade. A competitividade é o diferencial que deve nos motivar a estar sempre à frente do concorrente.

10. PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

A Umuarama Diesel desenvolve um programa de sustentabilidade como princípio de gestão. Sucesso comercial, proteção ao meio ambiente e responsabilidade social são os elementos que devem estar equilibrados e de forma sustentável.

11. RESPONSABILIDADE PELO CUMPRIMENTO

A aplicação e sucesso do uso deste Código de Ética dependem do esforço de cada um no cumprimento dos princípios aqui descritos. Cada colaborador é responsável não só por sua própria conduta, mas também tem como obrigação comunicar qualquer violação ao Código de Ética.

A comunicação deverá ser realizada quando tiver conhecimento ou suspeitas fundamentadas que a violação do Código de Ética está ocorrendo ou pode ocorrer. Esta comunicação deve ser feita de forma honesta, justa e respeitosa para o conselho administrativo do concessionário. Encorajamos gerentes e colaboradores a buscarem juntos uma solução para a violação, problema ou questão relacionada ao Código de Ética.

Obrigado!